Palestra
Orientando quem Orienta
Novos desafios, novas lideranças. Quem sou eu para educar?

“Se faz necessário um tipo de trabalho de auto-reflexão, de se perceber, buscar e reencontrar pequenas, que no contexto são grandes transformações. Tentar fazer esse exercício diariamente é enfocar o problema brasileiro... Parte-se do individual para o coletivo e passa-se a ter base para entender melhor nossa sociedade que está fragmentada e cheia de problemas a resolver...O compartilhar destas reflexões também é de grande valor, pois vemos que muitos problemas particulares, na verdade, são coletivos.”
(Auto-avaliação – C.C.G.E – Pedagogia – PUC/SP – 1989 – Do livro Pedagogia da Transgressão de Ruy Cezar do Espírito Santo)

Nesta palestra Graça Santos, provocará o belo ou a bela adormecida em cada professor por meio de poesias ou trechos de livros de autores que transgridem a comunicação conduzindo a compreensão da consolidação máxima da possibilidade de um novo tempo na Educação.

Concluirá ilustrando a importância da ação na busca da harmonia nas relações, bem como a transposição dos limites dos paradigmas em busca da transdisciplinaridade. As diversas transgressões ao longo dos 32 anos serão discutidas ao sopro da delicadeza, da ternura, da beleza e força das palavras e dos sentidos.