Pressupostos da PNL




A PNL é um poderoso instrumento de realização pessoal e profissional. É uma tecnologia moderna que utiliza um método próprio para determinar os padrões que as pessoas utilizam para obter resultados excepcionais naquilo que fazem.

Seu desenvolvimento se fundamenta no estudo da excelência humana, modelando pessoas que têm facilidades para superar obstáculos, resolver conflitos, e atingir seus objetivos, tornando um excelente caminho para o auto conhecimento e, uma base sólida para alcançar o sucesso.




Para quê


Atingir o autoconhecimento através de técnicas modernas e sofisticadas que capacitam você a se relacionar melhor com a realidade criando um modelo de mundo mais rico e fortalecedor. Trabalhando suas crenças e valores e eliminando a autossabotagem, você vai mudar a maneira como se relaciona com o mundo e poder eliminar comportamentos e hábitos indesejáveis. E o mais importante é que você vai criar um plano estratégico do seu sucesso e a especificar as suas metas.


O que é PNL

É um modelo prático de aperfeiçoamento e evolução humana através de um conjunto de técnicas que transformam elementos linguísticos, fisiológicos e de representação interna da realidade individual.  


Um pouco de história

Surgida em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicação humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler, Jonh Grinder, Robert Dilts, Todd Epstein, entre outros.



No início de suas investigações, eles mostraram que o ser humano não opera diretamente no mundo em que vive, mas cria modelos e "mapas do mundo" que são usados para guiar seus comportamentos. Um dos modos específicos pelo quais as experiências individuais são representadas corresponde aossistemas linguísticos. Assim a Programação Neurolinguística (P.N.L.) estuda o tipo de linguagem empregada pela pessoa, suas distorções, omissões, generalizações e demais peculiaridades para conhecer melhor a estrutura interna do funcionamento do cérebro humano.



A P.N.L. nos apresenta técnicas que possibilitam uma transformação de limitações em qualquer  campo de atuação e quanto mais alinhados estes campos  estiverem, mais a pessoa se sente com o Bem Estar, Confiança, Segurança, Bom Humor, Tranquilidade, Harmonia, Paz, Saúde, Prosperidade e   como consequência, aumenta sua possibilidade de Evolução, consegue ficar mais atenta, mais presente, mais consciente de cada momento de sua vida.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a ideia de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico.

A parte "Linguística" do título indica que usamos a linguagem verbal ou corporal para ordenar nossos pensamentos e comportamentos.

"Programação" refere-se à maneira como organizamos pensamentos e comportamentos à fim de produzir resultados desejados. É possível “modelar” a programação de pessoas que obtiveram ou obtêm o resultado que é desejado por nós.

A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados. Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estratégia, e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Pressupostos da PNL


1 - O mapa não é o território.  


Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo real. As pessoas criam, neurologicamente, “modelos” de mundo que são os   seus mapas. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo.  






2 - Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.



Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso, com as devidas adaptações. Faça de conta que tudo é possível. Na realidade, não há limites, e sim nas nossas escolhas, então basta ampliar o mapa para ter mais escolhas e fazer o que precisamos.



3 - Corpo e mente interagem (sistêmicos) assim como fisiologia e representação interna.


Corpo está para fisiologia assim como mente está para representação interna. Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações e vice-versa. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro.  



4 - As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam, basta acessarem.

Imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos são os blocos básicos de construção de todos os nossos recursos mentais e físicos. Podemos usá-los para construir qualquer pensamento, sentimento ou habilidade que desejarmos. Não há pessoas sem recursos apenas estados emocionais sem recursos.



5 - É impossível não se comunicar e fazemos isso a todo momento.


Estamos sempre nos comunicando, pelo menos não verbalmente, e as palavras, são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação. Até nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.

6 - O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.


Pode acontecer de querermos transmitir algo na comunicação, mas a outra parte receber outro significado. Isso pode acontecer de forma diferente em cada receptor, porque cada pessoa recebe o que dizemos ou fazemos de acordo com o mapa mental de cada um.    



7 - Todo comportamento tem uma intenção positiva.


Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente, acredite se quiser. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder-se para se sentir mais seguro.   Em vez de tolerar ou condenar essas ações, podemos separá-las da intenção positiva daquela pessoa para que seja possível acrescentar novas opções mais evoluídas a fim de satisfazer a mesma intenção.  



8 - Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa.

É preciso um mínimo de flexibilidade para conseguir o que desejamos. Se você sempre faz o que sempre fez, você sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer algo novo, ou melhor, faça algo diferente, especialmente quando existem tantas alternativas. A parte com maior flexibilidade será sempre o elemento controlador.

9- Não existe fracasso e sim resultado.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



www.rhportal.com.br