EMPREENDEDORISMO







COLÉGIO ESTADUALPRESIDENTE KENNEDY/SEEDUC/BELFORD ROXO/RJ - Palestra: Planejamento Estratégico Pessoal, Ecologia Pessoal e Empreendedorismo...26março2007-
no 1º Curso Técnico de Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro.


Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Existe uma confusão social muito grande entre o “empreendedor” e o “empresário”. Empreendedor, para muitos (muitas vezes pessoas importantes e formadores de opinião), é simplesmente aquela pessoa que abre um negócio. Já para outros, este é o empresário. Na verdade, o empreendedor é muito mais do que isso, mas, muitas vezes, nem precisa ser isso. De um modo geral, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O empreendedor não precisa abrir seu próprio negócio. Ele pode participar do negócio de outras pessoas, mas de uma forma pró-ativa e, antes de tudo, deve sentir-se realizado por assim proceder.

· Quais os fatores que motivam um empreendedor?

O empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Ele considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação.
· A pessoa nasce empreendedora?

Na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o meio em que vive. Ser empreendedor não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica.

· O que leva alguém a ter o próprio negócio?

Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes. A simples idéia de estarem subordinadas a alguém as apavora. Algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família. Na realidade, ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões da sociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados. A dedicação ao trabalho aumenta significativamente: muitas vezes trabalha-se mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo garantido no final do mês, e sem férias integrais. Ser um grande executivo de uma empresa não significa ser um grande empresário.
· O que define um empreendedor bem sucedido?

O empreendedor bem-sucedido é uma pessoa com características de personalidade e talento que preenchem um padrão determinado, o que o leva a agir de tal forma que alcança o sucesso, realiza os seus sonhos e atinge os seus objetivos.


· O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade de transformar uma idéia em realidade, seja ela inovadora ou não. Ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, desenvolver uma visão do ambiente; ser capaz de contagiar pessoas com suas idéias; é estar pronto para assumir riscos e aprender com os erros; é ser um profundo conhecedor do todo e não só de algumas partes; é, dentre outras atribuições, ser capaz de utilizar essas informações para seu próprio aperfeiçoamento.

· O que significa o termo empreendedorismo?

É uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship. Designa uma área de grande abrangência e trata de outros temas além da criação de empresas: • geração do auto-emprego (trabalhador autônomo); • empreendedorismo comunitário (como as comunidades empreendem); • intra-empreendedorismo (o empregado empreendedor); • políticas públicas (políticas governamentais para o setor); Alguns exemplos do que seja um empreendedor: Aquele indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela; Aquela pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda dos seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores; empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais. Não se considera, contudo, empreendedor uma pessoa que, por exemplo, adquira uma empresa e não introduza qualquer inovação (seja na forma de vender, de produzir, de tratar os clientes), mas somente gerencie o negócio.

· Para que servem tais conceitos?

São eles o ponto de partida dos pesquisadores para o estudo das condições que levam o empreendedor ao sucesso. É através desse entendimento que é possível ensinar-se a alguém a ser empreendedor. Por isso, o estudo do perfil de empreendedores é o tema central das pesquisas e tem sido de grande valia para a educação na área. Os empreendedores podem ser voluntários (que têm motivação para empreender) ou involuntários (que são forçados a empreender por motivos alheios à sua vontade: desempregados, imigrantes etc.).


· Para que servem tais conceitos?

São eles o ponto de partida dos pesquisadores para o estudo das condições que levam o empreendedor ao sucesso. É através desse entendimento que é possível ensinar-se a alguém a ser empreendedor. Por isso, o estudo do perfil de empreendedores é o tema central das pesquisas e tem sido de grande valia para a educação na área. Os empreendedores podem ser voluntários (que têm motivação para empreender) ou involuntários (que são forçados a empreender por motivos alheios à sua vontade: desempregados, imigrantes etc.).


· Mas o que é um empreendedor? Como definí-lo?

Ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, desenvolver uma visão do ambiente, ser capaz de contagiar pessoas com sua idéia, é estar pronto para assumir riscos e aprender com erros, é ser um profundo conhecedor do todo e não só de algumas partes, é dentre outras atribuições, ser capaz de obter feedback e utilizar essas informações para seu próprio aprimoramento.Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, e acima de tudo, é um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação.

· O que significa Perfil do empreendedor de sucesso? Por que identificá-lo?

O perfil do empreendedor é baseado num conjunto de fatores de comportamentos e atitudes que contribuem para o sucesso. Estes conjuntos podem variar de lugar para lugar. E a identificação do perfil do empreendedor de sucesso é feita para que se possa aprender a agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Mas é importante termos consciência de que ainda não se pode estabelecer uma relação absoluta de causa e efeito. Ou seja, se uma pessoa tiver tais características, certamente vai ter sucesso. O que se pode dizer é que, se determinada pessoa tem as características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chances terá de ser bem sucedida.

Algumas características que formam o perfil do empreendedor de sucesso: • Possuir motivação pelo desejo de realizar; • Disposição de correr riscos viáveis, possíveis; • Possuir capacidade de análise; • Necessidade de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las. • Saber onde quer chegar; confiar em si mesmo, sempre com alto comprometimento. • Não depender dos outros para agir; porém, saber agir em conjunto. • Ser otimista, sem perder o contato com a realidade.• Ser flexível sempre que preciso.• Saber administrar suas necessidades e frustrações, sem por elas se deixar dominar.• Ser capaz de manter a automotivação, mesmo em situações difíceis.• Ser capaz de aceitar e aprender com seus erros e com os erros dos outros.• Ser capaz de recomeçar, se necessário.• Manter a auto-estima, mesmo em situações de fracasso.• Ser capaz de exercer liderança, de motivar e de orientar outras pessoas com relação ao trabalho.• Ser criativo na solução de problemas.• Ser capaz de delegar. • Dirigir sua agressividade para a conquista de metas, a solução de problemas e o enfrentamento de dificuldades.• Ter prazer em realizar o trabalho e em observar o seu próprio crescimento empresarial. • Ser capaz de administrar bem o tempo, e acima de tudo, conhecer muito bem o ramo que atua.


· Qual a diferença entre Idéia e oportunidade?

Há uma grande diferença entre idéia e oportunidade, e isso é uma das grandes causas de insucesso. A confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, praticando sempre. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas somente um estudo de viabilidade, que pode ser feito através do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio.
Algumas fontes de idéias:• Negócios existentes: Pode haver excelentes oportunidades em negócios em falência. É lógico que os bons negócios são adquiridos por pessoas próximas (empregados, diretores, clientes, fornecedores). • Franquias e Patentes. • Licença de produtos: Uma fonte de boas idéias é assinar revistas da área. Corporações, universidades e institutos de pesquisa não-lucrativos podem ser fontes de idéias. • Feiras e exposições • Empregos anteriores: Grande número de negócios são iniciados por produtos ou serviços baseados em tecnologia e idéias desenvolvidas por empreendedores enquanto eram empregados de outros. • Contatos profissionais: Advogados de patentes, contadores, bancos, associações de empreendedores. • Consultoria: Dar consultoria pode ser uma fonte de idéias. • Pesquisa universitária • A observação do que se passa em volta, nas ruas. • Idéias que deram certo em outros lugares. • Experiência enquanto consumidores. • Mudanças demográficas e sociais, mudanças nas circunstâncias de mercado. • Caos econômico, crises, atrasos (quando há estabilidade, as oportunidades são mais raras). • Uso das capacidades e habilidades pessoais. • Imitação • Dar vida à uma visão. • Transformar um problema em oportunidade. Sobre a oportunidade:• Ela deve se ajustar ao empreendedor. Algo que é uma oportunidade para uma pessoa pode não ser para outra, por vários motivos (know-how, perfil individual, motivação, relações etc.)• É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. • Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. • Idéias não são necessariamente oportunidades (embora no âmago de uma oportunidade exista uma idéia). • A oportunidade é a fagulha que detona a explosão do empreendedorismo. • Há idéias em maior quantidade do que boas oportunidades de negócios. • Características da oportunidade: é atraente, durável, tem uma hora certa, ancora-se em um produto ou serviço que cria, ou adiciona valor para o seu comprador. • Apresenta um desafio: reconhecer uma oportunidade enterrada em dados contraditórios, sinais, inconsistências, lacunas de informação e outros vácuos, atrasos e avanços, barulho e caos do mercado (quanto mais imperfeito o mercado, mais abundantes são as oportunidades). • Reconhecer e agarrar oportunidades não é uma questão de usar técnicas, checklists e outros métodos de identificar e avaliar; não há receita de bolo (a literatura tem mais de 200 métodos), mas depende da capacidade do empreendedor.

· Quais os fatores para os quais o novo empreendedor deve estar atento?

O novo empreendedor precisa estar atento aos seguintes aspectos:• Saber o que será o negócio: O novo empreendedor deverá ser capaz de definir sua idéia em um Plano de Negócios, onde precisará delinear o que é e como deve funcionar o novo empreendimento, definindo quem serão seus clientes, quais serão seus produtos e/ou serviços, quem serão os seus fornecedores e principalmente quem serão os seus concorrentes.
• Manutenção da idéia: Após concluído o plano de negócios e concretizada a idéia inicial é necessária a manutenção da empresa. A manutenção está relacionada com a satisfação de seus clientes. Produtos ou serviços só podem ser lançados de forma eficiente se tiverem de acordo com as expectativas do público-alvo. Para identificar as expectativas do cliente ou consumidor é preciso identificar seus valores e suas preferências, enfim, suas características de compra ou de contratação de serviço. Só é possível obter prosperidade no negócio se o empreendedor for capaz de enxergar oportunidades e ameaças no ambiente externo e conciliá-los com seus pontos fortes e pontos fracos.

O novo empreendedor precisa estar atento aos seguintes aspectos:

• Saber o que será o negócio: O novo empreendedor deverá ser capaz de definir sua idéia em um Plano de Negócios, onde precisará delinear o que é e como deve funcionar o novo empreendimento, definindo quem serão seus clientes, quais serão seus produtos e/ou serviços, quem serão os seus fornecedores e principalmente quem serão os seus concorrentes.
• Manutenção da idéia: Após concluído o plano de negócios e concretizada a idéia inicial é necessária a manutenção da empresa. A manutenção está relacionada com a satisfação de seus clientes. Produtos ou serviços só podem ser lançados de forma eficiente se tiverem de acordo com as expectativas do público-alvo. Para identificar as expectativas do cliente ou consumidor é preciso identificar seus valores e suas preferências, enfim, suas características de compra ou de contratação de serviço. Só é possível obter prosperidade no negócio se o empreendedor for capaz de enxergar oportunidades e ameaças no ambiente externo e conciliá-los com seus pontos fortes e pontos fracos.