Você pertence a uma equipe no sentido mais amplo? Estar em uma equipe é um resultado de se sentir parte de algo maior do que você e tem muito a ver com a sua compreensão sobre missão e objetivos da sua organização.
Em um ambiente de trabalho, você não apenas contribui para o sucesso global da organização, como também atua com outros membros e estes geram resultados.
Desenvolver um time é diferente de construir uma efetiva equipe de trabalho focado; é preciso considerar algumas abordagens que possam superar expectativas e acima de tudo corresponder às ações que destinamos.
Não importa o que vocês chamam de esforço: a melhoria contínua está diretamente ligada aos resultados para os clientes.
Poucas organizações, porém, estão totalmente satisfeitas com os resultados de seus esforços. Se estes não estão à altura das expectativas, seguramente você estará nesta lista de auto-diagnóstico por assim dizer. Para formar uma equipe completa, é primordial dar atenção a cada um dos itens abaixo:
1. Expectativas
- Existe uma liderança claramente unificada com o desempenho da equipe?
- Os membros da equipe entendem porque as metas foram criadas?
2. Contexto
- Os membros da equipe compreendem porque estão lá?
- Será que eles entendem como a estratégia de usar equipes ajudará a organização atingir os seus objetivos?
- Membros da equipe podem definir a importância para o cumprimento das metas?
3. Compromisso
- Os integrantes da equipe desejam estar nela?
- Eles sentem como a missão é importante?
- Estão aptos a cumprir com os resultados esperados?
- Até que ponto eles percebem o quão valiosa é sua atuação não só para a organização, mas com suas próprias carreiras?
- A equipe espera que suas habilidades cresçam e se desenvolvam no decorrer do percurso?
- Os membros da equipe se sentem estimulados e desafiados pela oportunidade do próprio time?
4. Controle
- A equipe possui liberdade e autonomia para desenvolver suas habilidades, mas ao mesmo tempo os integrantes compreendem claramente os seus limites?
- Até onde podem ir em busca de soluções? Ou seja, recursos monetários e tempo, definidas no início do projeto antes que a equipe encontre barreiras e refaça as tarefas?
- Existe um processo de análise definida e estas alinhadas na direção e propósito corretos?
- Existe respeito sobre o cronogramas de projetos, compromissos e resultados?
- A organização possui um plano para aumentar as oportunidades de auto-gestão entre os membros presentes?
6. Colaboração
Existe uma compreensão a respeito do processo criativo do grupo? - Todos os membros estão de acordo com as funções e responsabilidades atribuídas?
- Foi denominado alguém para gerenciar crises e regras de conduta em áreas como a resolução de conflitos, decisão por consenso e a reunião de gestão?
7. Comunicação
- Existe um método estabelecido a respeito do feedback?
- Será que a organização fornece informações importantes regularmente?
- Os membros se comunicam de forma clara e honesta com os outros?
A equipe traz a diversidade de opiniões para a mesa?
8. Inovação criativa
- A organização está realmente interessada em mudar o atual cenário da empresa?
- Existe o pensamento mútuo de criar e trazer soluções originais?
- A empresa está apta a proporcionar formação complementar e viagens de campo quando necessárias para estimular a equipe?
9. Consequências
- Os membros da equipe se sentem responsáveis e responsabilizados pelas realizações obtidas?
- De que forma é reconhecida quando as equipes são bem sucedidas?
- O risco é razoável, respeitado e incentivado na organização?
- Os membros da equipe gastam o seu tempo apontando o dedo ao invés de resolver os problemas?
10. Coordenação
- Existe um organograma central que ajuda os grupos no que precisam para obter sucesso?
11. Mudança cultural
- A organização visualiza que a equipe de colaboração pode de fato mudar o cenário comercial da empresa?
- A organização reconhece que, quanto mais ela mudar o clima para apoiar as equipes, mais modificará positivamente o cenário comercial da empresa?
Nem sempre é fácil fazer parte de processos de decisão na empresa, pois haverá sempre alguém pouco ou nada disposto a cooperar. Porém, querendo ou não, somos parte integrante de um conjunto e com isso somamos as decisões ao invés de concentrá-la em nós mesmos.
O imprescindível neste cenário é dedicar tempo e habilidade para gerenciar nossas atitudes como membros de equipe e acima de tudo doarmos tempo e atenção em cada uma dessas dicas para garantir que a equipe de trabalho contribua de forma mais eficaz para o sucesso da empresa.