Graça Santos



Graça Santos,

Nascida no sertão, primeira filha de uma família típica pernambucana com 6 filhos. Ainda muito cedo mamãe ao seu modo apresentou-me os conceitos que ainda hoje me possibilitam o maior número de conexões, mas que principalmente me ensinaram a SER GENTE.


"Escreveu, não leu, o pau comeu", "Quando chegar quero encontrar pronto" e "Só te ensino uma vez".  Este é o  tripé que estrutura estas conexões, e após os filtros mentais, percebo que mamãe, demonstrou sua competência amorosa disseminando os valores universais, projetando-me para um mundo de possibilidades para que eu desenvolvesse as múltiplas potencialidades criativas para resolução de problemas. 

Cedo aprendi o significado do verbo cuidar. Cuidar de mim, cuidar da casa, cuidar da roupa. Cedo aprendi a transgredir para SER. "Graça vem cuidar menina!"  Ainda ouço o chamado!  Ah! Resiliência foi, e é uma aprendizagem de superação!

Ao entrar em contato com estas potencialidades percebo que a forma como fui criada vem garantindo a minha busca em direção a um mundo melhor. Sou curiosa e falante! Tenho uma alma animada e principalmente gosto de gente! Ao final deste ano posso contar que os 33 anos de convivência na e pela EDUCAÇÃO me fizeram uma pessoa melhor, entendendo que a palavra tem poder, e que antes de tudo EDUCAR é um ato de amor presente em cada gesto, em cada olhar, em cada toque.  Apreendi intensamente,  sendo mãe.

Ampliando a dimensão sistêmica do meu aprendizado, com papai aprendi os primeiros conceitos de sustentabilidade com ações simples e sofisticadas. "Volte, e apaga a luz." "Feche a torneira."


Sinto-me uma profissional consciente, sei qual é o meu lugar no mundo, afinal, mamãe desempenhou muito bem o seu papel de ser um farol.

Na caminhada em busca do quem sou eu, conheci e convivi com pessoas surpreendentes de áreas diversas (aprecio muitas coisas e assuntos) que influenciam o eterno e infinito desejo transdisciplinar de me dedicar ao despertar do potencial humano, sempre fundamentada numa proposta, cuja base são os valores humanos.

Alguns penduricalhos configuram na jornada acadêmica como Professora, Pedagoga e Orientadora Educacional. Outros, tão ou mais importantes, só poderemos perceber quando caminharmos juntos, ousarmos olhar nos olhos, nos abraçarmos e sentirmos a nossa ecologia pessoal.



Há 34 anos, na área educacional, sendo que 26 destes, dedicados à educação pública, onde iniciei como Docente de CIEP, permanecendo por 12 anos. Foi o momento de minha projeção para o mundo dos professores protagonistas. Aprender a SER PROFESSORA e TREINAR PROFESSORES eram uma das brilhantes metas revolucionárias. 

Também atuo como Consultora Pedagógica em Palestras  da  Editora FTD para professores, coordenadores e gestores de escolas públicas e privadas.


Atuo como Professora do MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto Heron Domingues (FUNCEFET), ministrando aulas com abordagem no desenvolvimento de habilidade gerenciais como liderança, negociação, motivação, técnicas de apresentações, entre outras.

Meu primeiro livro COACHING EDUCACIONAL, apresentando ideias e estratégias para professores, pais e gestores que querem aumentar o poder de persuasão e conhecimento (Editora Leader), foi lançado em 27 de dezembro de 2012. 



Sou Graça Santos, estou no mundo. Chegue mais! Vamos caminhar juntos?

Gratidão